1. Ajuda Shosp
  2. Relatórios de gestão para clínicas e consultórios

Como fazer o backup do XML das Notas Fiscais emitidas no Shosp

O arquivo XML é a versão digital da Nota Fiscal, ele possui validade fiscal e deve ser guardado durante um prazo de 5 anos, sujeito a multas e autuações. Para te facilitar e te dar ainda mais segurança, você pode realizar o backup de suas notas emitidas pelo Shosp.



Como realizar o backup das Notas Fiscais

Para realizar o backup das Notas Fiscais:

  • Acesse o menu Relatório > Financeiro
  • Notas Fiscais


Relatórios > Financeiro > Notas Fiscais > Preencha as informações: Paciente; Caixa; Status; Período; Saída - escolha XLS > Gerar

Feito isso, selecione o período em que deseja realizar o backup dos arquivos XML, o caixa, o status da nota fiscal e na saída selecione o tipo XLS


1) Copiar o link da coluna XML

Após gerar o relatório em XLS, abra o arquivo e copie, um por um, os links que estão na última coluna (XML), cole no seu navegador e aperte a tecla enter. Feito isso, você fará o download do arquivo XML. Repita esse processo para todos os links da coluna XML. Veja o passo a passo:

No excel, procure a coluna XML e copie os links para colar no seu navegador

2) Colar o link copiado em seu navegador


Quando você colar o link do arquivo XML e apertar o ENTER, automaticamente você fará o download do arquivo.

Cole o link em seu navegador

Além de realizar o backup das Notas Fiscais, neste mesmo menu, você pode criar relatórios no qual pode visualizar todas as notas fiscais já emitidas, independente do Status dela e filtrar ainda por pacientes.

Você pode consultar mais informações referentes às notas fiscais aqui.