1. Ajuda Shosp
  2. Gerenciamento de Estoque

Como funciona o Fator de Conversão

Muitos clientes têm dúvidas sobre o Fator de Conversão. Afinal, o que ele significa?

Neste artigo você vai aprender como usá-lo.

Fator de conversão

O fator de conversão existe para facilitar a organização do estoque. Com ele é possível cadastrar uma unidade de medida diferente na entrada e na saída dos produtos.

Por exemplo: quando compramos agulhas, elas vêm em caixas. Porém, quando vamos dar baixa no sistema, o fazemos por unidade. Sendo assim, a unidade de entrada (caixas) é diferente da unidade de saída (unidades).

Desta forma, ao cadastrar um produto no sistema, você deverá preencher a unidade de entrada e a quantidade. Sendo assim, se nesse exemplo uma caixa de agulhas vem com 50 unidades, o fator de conversão será exatamente esse 50.

Isso significa que a cada unidade de entrada (a cada caixa, unitária) estão entrando 50 unidades de saída - que é o fator de conversão.

Assim, ao dar entrada no seu estoque com 10 caixas de agulhas, o Shosp multiplicará as 10 caixas pelo fator de conversão 50, indicando que você tem 500 unidades de agulhas.

O fator conversão será inserido quando realizar o cadastro de produto.

Na tela 'Produto', procure o campo 'Fator Conversão' e selecione: Unidade de Entrada; Quantidade; Unidade de Saída > Salvar