1. Ajuda Shosp
  2. Relacionamento com paciente

Como usar a Classificação de Pacientes

A classificação de paciente serve para que se possa criar "grupos", e assim, facilitar a análise e a comunicação com vários pacientes que possuam características semelhantes, ao mesmo tempo.

Para que serve

A classificação de pacientes também serve para que o Shosp envie SMS automáticos convidando o paciente a retornar à clínica. Para as opções de uso dessa funcionalidade, temos duas forma de classificar os pacientes

  • Com retorno: Você poderá sugerir uma data para retorno do paciente. Desta forma ele receberá uma SMS 7 dias antes da data informada, lembrando-o que precisa voltar à clínica.
  • Sem retorno: Utilizado para pacientes com alta que não precisarão mais retornar

Criando a classificação

Veja a seguir o passo a passo para cadastrar a classificação de paciente:

  • Vá em Configurações > Relacionamento com paciente
  • Opção de Classificação de paciente
  • Aba de Classificações
  • Botão de Nova regra de classificação
  • Criar a regra

Configurações > Relacionamento com paciente > Classificação de paciente > Classificações > Nova regra de classificação

Na tela 'Classificação de Paciente', selecione: Descrição; Tipo; Acesso; Ativo > Salvar

Configurando a classificação

 Você pode configurá-la para que o usuário faça alterações de Classificação de Paciente na tela de Prontuario, na tela de Cadastro de Pacientes ou em Ambas as telas:

  • Vá em Configurações > Minha conta
  • Opção Geral
  • Campo de Classificação do paciente

Configurações > Minha conta > Geral > Classificação de paciente

Você pode informar as classificações do paciente de três formas:

  • Pelo cadastro do paciente: O Shosp disponibilizará um campo para que você possa informar qual a classificação do paciente
  • Pelo prontuário: Ao finalizar o atendimento, o usuário poderá informar a classificação do paciente
  • Ambas: Será possível informar em todas as telas citada acima

Enviando SMS de classificação

Podemos configurar a mensagem padrão para envio aos pacientes com suas classificações que são com retorno. Assim, todos os pacientes que forem classificados com retorno receberão uma mensagem lembrando a necessidade de seu retorno a consulta de uma forma automática.

Para ativar as mensagens:

  • Vá em configurações > relacionamento com paciente
  • Opção de Classificação de paciente
  • Aba de SMS
  • Clicar em ativo

Configurações > Relacionamento com paciente > Classificação de paciente > SMS > Selecione 'SMS Classificação Ativo' > Salvar

Após ter feito todas as configurações vamos ver como e onde podemos classificar os pacientes, veja as imagens a seguir.

  •  Na tela de cadastro do paciente

Exemplo de tela 'Cadastro do paciente' com a Classificação 'Dengue'

  • Ao final do prontuário

Na tela de finalização de atendimento no Prontuário eletrônico, é possível classificar o paciente