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Como usar o relatório de balancete

O balancete é muito importante para o seu controle financeiro. É um instrumento de controle interno e serve para analisar o estado financeiro de um negócio em determinado período, tanto de receitas e despesas, verificando o resultado do seu fluxo financeiro. Ou seja, é um retrato da movimentação dos lançamentos de tal período.

O relatório de balancete é categorizado em receitas e despesas, obtendo o resultado (receitas - despesas) do período. É possível criar categorias de transação tanto de receitas e despesas para identificar o tipo do lançamento e separar detalhadamente os lançamentos no balancete.

Categorias de Transação

No Shosp, você pode criar categorias de transação, que servem para tipificar se o lançamento é uma receita ou despesa.

Para criar uma categoria de transação:

  • Acesse Configurações
  • Financeiro
  • Categoria de Transação
  • Nova categoria de transação

Configurações > Financeiro > Categorias de Transação > Nova Categoria de Transação

Na tela 'Categorias de Transação', selecione as informações desejadas > Salvar

Vamos pensar no seguinte exemplo para criar categoria de transação: Você colocou R$ 500,00 em dinheiro no seu caixa, ou seja, fez um reforço de caixa. Para registrar isso, você precisar criar um categoria de transação chamada "reforço de caixa" do tipo receita. Feito isso, agora você deverá adicionar uma receita direta no seu caixa no valor referente. 


Para adicionar Receita Direta:

  • Acesse Financeiro
  • Movimento de Caixa
  • Escolha um caixa
  • Receita

Menu Financeiro > Movimento de Caixa > Selecione um Caixa > Receita

Na tela 'Adicionar Receita', preencha os dados > Adicionar

Agora, vamos fazer um exemplo de despesa direta: Você precisou dar dinheiro para sua recepcionista comprar uma resma de papel A4 para a impressora da clinica. Para isso, você fará uma despesa direta para registrar esse lançamento no sistema. Então, será necessário criar uma categoria de transação do tipo despesa (papelaria) e depois lançar a despesa no caixa.

Para adicionar Despesa Direta:

  • Acesse Financeiro
  • Movimento de Caixa
  • Escolha um caixa
  • Despesa

Manu Financeiro > Movimento de Caixa > Selecione um Caixa > Despesa

Na tela 'Adicionar Despesa', selecione os dados solicitados > Adicionar

Receitas

As receitas, no balancete, são todos os lançamentos ocorridos como:

  • Contas a receber
  • Vendas 
  • Receitas diretas

Despesas

As despesas, no balancete, são todos os lançamentos ocorridos como:

  • Contas a pagar
  • Despesas diretas
  • Lançamentos sem categoria

Balancete

Para gerar o relatório de balancete:

  • Acesse relatórios
  • Financeiro
  • Balancete

Ícone Relatórios > Financeiro > Balancete > Selecione o mês > Gerar