1. Ajuda Shosp
  2. Relacionamento com paciente

Como utilizar a Confirmação Automática de Agendamento

Que tal economizar tempo e dinheiro em ligações para confirmar a presença de um paciente? Pelo Shosp você pode enviar SMS e e-mail para lembrar o seu paciente que ele tem um horário marcado. E o melhor, de forma totalmente automatizada.

Fique tranquilo, o Shosp faz tudo por você! Com a confirmação automática, além de economizar tempo com as ligações, você ainda irá conseguir realocar pacientes e, assim, manter a sua agenda sempre cheia.

Confirmação de Agendamento por SMS

No primeiro exemplo, iremos mostrar como funciona a confirmação via SMS. Nesta opção, vale lembrar, que o seu saldo de SMS no sistema deve estar positivo.

Veja como é fácil configurar: 

  • Vá em Configurações > Relacionamento com Paciente
  • Opção 'Confirmação de Agendamento'
  • Aba SMS
  • Clique em Ativo e Salve

Configurações > Relacionamento com Paciente > Confirmação de Agendamento > SMS > Ativo > Salvar

Preencha o texto da mensagem como preferir e clique em salvar como mostra a imagem.

Vale lembrar que as macros que aparecem na mensagem irão buscar as informações do Agendamento, ficando personalizadas de acordo com os dados colhidos. Na mesma tela, você pode conferir como ficará a mensagem.

Preencha o texto padrão de SMS. É possível utilizar macros personalizadas.

Você pode também configurar a partir de que horas deseja que os SMS sejam enviados aos pacientes. Desta forma, o paciente irá receber uma mensagem lembrando do seu agendamento 24 horas antes do horário marcado.

Confirmação de Agendamento por e-mail

Você pode também configurar a confirmação por e-mail

  • Ir em Configurações > Relacionamento com Paciente
  • Opção de Confirmação de Agendamento.
  • Aba e-mail
  • Clique em Ativo

Configurações > Relacionamento com Paciente > Confirmação de Agendamento > E-mail > Ativo > Configure o texto do e-mail (é possível usar macros personalizadas).

Isto feito, o paciente irá receber a confirmação em seu e-mail cadastrado no sistema no dia anterior ao seu agendamento. Ele terá a opção também de incluir esse compromisso em seu Google Agenda, saiba aqui. E também poderá confirmar a sua consulta clicando em apenas um botão. 

Exemplo de e-mail de confirmação de consulta com botão "Sim, eu irei" e "Eu não irei"

Caso o paciente queira informar que ele não irá comparecer, ele poderá entrar em contato com a clínica para remarcar o horário de forma simples e rápida. Veja:

E-mail de exemplo, caso o paciente diga que não irá na consulta

Como a informação aparece na Agenda

Assim que o paciente responde a uma mensagem, seja por SMS ou e-mail, a informação vai direto para a Agenda, facilitando a rotina da sua clínica.

Caso ele responda com alguma palavra positiva, o sistema irá indicar que o paciente irá na Agenda, assim:

Na agenda, aparece uma mão com positivo (ou joinha) quando o paciente confirma que irá na consulta

Mas, se o paciente responder com alguma palavra negativa, o sistema irá indicar que ela não irá na Agenda, desta forma:

Na agenda, aparece uma mão negativa se o paciente responder que não irá na consulta