1. Ajuda Shosp
  2. Relacionamento com paciente

Como utilizar a Fidelização de Pacientes

O recurso de Fidelização de Pacientes tem como objetivo estreitar ainda mais o seu relacionamento com o paciente e fazer com que ele retorne, aumentando assim o seu faturamento e deixando a sua agenda sempre cheia! Afinal, fidelizar pacientes é tão importante quanto trazer pacientes novos.

Envie automaticamente mensagens de fidelização para seus paciente.

Como criar regras de fidelização

Para utilizar a ferramenta Fidelização de Pacientes, você deve antes criar regras. Isto é, definir quando e como deseja enviar os comunicados.

Ao criar uma regra, você seleciona se esta regra é para o e-mail ou sms, depois você deve indicar para quais pacientes essa comunicação deverá ser enviada, você poderá selecionar um prestador especifico ou selecionar todos, para que os pacientes de todos os prestadores recebam. 

Também é preciso especificar quanto tempo depois após a última consulta você deseja que ele receba a sua mensagem. 30 dias? 60 dias? 90 dias?

Obs: Você pode criar quantas regras desejar. 

  • Vá em configurações > relacionamento com paciente
  • Fidelização de paciente
  • Aba Regras
  • Botão de 'Nova Regras'

Configurações > Relacionamento com paciente > Fidelização de Pacientes > Regras > Nova regra

Na tela 'Regra', preencha os campos que deseja > Salvar

 

Como adicionar Mais Regras: 

As opções de adicionar mais regras são exclusivas para nossos clientes Excellence, onde você pode adicionar regras para pacientes de um determinado plano de saúde, serviço, idade, sexo ou até mesmo para um grupo que você tenha criado em classificação de pacientes. Na classificação de pacientes você consegue identificar pacientes com as características que deseja, por exemplo pacientes hipertensos ou pacientes com atendimento VIP. 

Veja aqui  como criar uma classificação de paciente.  

Ativando o envio de mensagens de fidelização

Você pode ativar a opção de envio como SMS, e-mail ou ambos.

Para ativar o disparo automático das mensagens de fidelização:

  • Vá em configurações > relacionamento com paciente
  • Fidelização de pacientes
  • Aba de SMS
  • Clicar em ativo

Configurações > Relacionamento com paciente > Fidelização de pacientes > SMS > Ativo > Salvar

Benefícios da Fidelização de Pacientes

Lembrar ao paciente da importância de retornar ao consultório, além de deixar a sua relação com ele mais próxima, irá manter a sua agenda sempre preenchida e, desta forma, aumentar o seu faturamento.

Com o recurso os médicos poderão criar um laço com o paciente, fazendo-o voltar à sua clínica ou consultório sempre que ele precisar de algum cuidado médico ou acompanhamento.

Como mensurar o Custo x Benefício

Todas as mensagens enviadas são computadas pelo sistema e podem ser checadas através do Relatório que você pode gerar pelo Shosp. Eles irão mostrar quantos SMS e e-mails foram enviados e quantos pacientes, dentre os que receberam a comunicação, retornaram à sua clínica ou consultório.

Basta acessar RELATÓRIOS -> RELACIONAMENTO COM PACIENTE -> FIDELIZAÇÃO DE PACIENTE

Assim, você pode avaliar o custo x benefício da nova ferramenta, levando em consideração o valor da consulta e o valor do SMS e e-mail.

Vale ressaltar que os resultados devem começar a aparecer dentro de um prazo de 3 meses, uma vez que o paciente que recebeu a comunicação pode, ainda assim, demorar algum tempo até retornar.