1. Ajuda Shosp
  2. Relatórios de gestão para clínicas e consultórios

Como utilizar a tabela Dinâmica

Mais informação e possibilidades, em seus relatórios. Disponibilizamos a opção de realizar um relatório em Tabela Dinâmica, e neste tutorial vamos ver algumas de suas vantagens.

 

Os relatórios de Tabela Dinâmica, estão disponíveis, nos relatórios:

  • Agenda > Agendamentos
  • Financeiro > Vendas Realizadas ou Vendas por Forma de Recebimento
  • Cadastros > Pacientes

relatório dinâmico

 

Temos muitas funcionalidades que podem ser utilizadas na tabela dinâmica, você pode escolher um filtro e salva-lo, para utilizar sempre e muto mais!

 

Como Retirar Colunas do Relatório: 

Você pode colocar em seu relatório, apenas as colunas com as informações que você precisa, basta clicar nos três tracinhos: 

dinâmica

Depois retirar as colunas que desejar e aplicar. 

aplicar

 

Como Adicionar a Contagem de uma Informação: 

Quando você quiser saber a contagem de uma informação, por exemplo saber a contagem de atendimentos para cada prestador, você pode clicar novamente nos três tracinhos ou no botão Campos, clicar na Calculadora e 

calcular

 

Como utilizar o botão de Opções:

No botão de opções do relatório, você encontra opções de layout, onde você pode escolher se deseja ver os totais e subtotais somente em linhas ou em colunas, ou não mostrar os totais.

 

Como Salvar o modelo de um Relatório: 

Após selecionar os filtro que deseja e deixar o relatório da maneira que deseja, você pode salvar este relatório e utiliza-lo sempre. Para salvar o relatório que fez, basta clicar no botão Salvar.

salvar

Depois que o relatório estiver salvo, e você quiser apenas alterara o período do relatório por exemplo, primeiro é preciso abrir o relatório em formato de Bloco de Notas,  que já estava salvo em seu computador, alterar os campos de data inicial e data final e salvar o arquivo. 

gif1

 

Agora abrir esse relatório na Tabela Dinâmica no Shosp: 

  • Abrimos a Tabela Dinâmica 
  • Abrir 
  • 1° opção de Relatório
  • Abrir o aquivo que esta em seu computador

gif2

 

Com a opção do Relatório em Tabela Dinâmica, você pode formatar o relatório da maneira que deseja e deixar ele personalizado para você, pode utilizar a opção Personalizável e ter mais opções no botão Campos, pode escolher por exemplo que o campo valor informe a média ou contagem  por exemplo. 

Para isso, basta selecionar a opção Personalizável e depois Campos 

personalizar

campos

 

Neste vídeo mostramos passo a passo todos seus itens e vantagens: