Como identificar as possíveis causas de lentidão no Shosp?

Como identificar as possíveis causas de lentidão no Shosp?

O intuito deste artigo é de passar algumas instruções em relação a performance do sistema e pontos importantes de atenção. O Shosp é um sistema na nuvem e, portanto, depende de alguns pré-requisitos para garantir um bom funcionamento. 

Este artigo é dividido em tópicos que lhe ajudarão a conferir itens importantes em sua máquina para que você possa ter a melhor experiência utilizando o sistema. Vamos lá? 

1. Requisitos do computador

Quando falamos dos requisitos mínimos do computador que será utilizado para fazer uso do Shosp, levamos em consideração somente os itens básicos como modelo do processador, memória RAM e o sistema operacional

1.1 Processador:

Sobre o processador, nossas recomendações mínimas são:

1. Celeron (Modelos de 2018 para frente)
2. Intel (i3, i5, i7, etc)

1.2 Memória RAM:     

1. Para executar as funções básicas, 4gb de RAM já costuma ser o suficiente e é o mínimo aceito.
2. Agora, caso você deseje ter mais de velocidade e mais de performance, 8gb é a recomendação. 

 1.3 Sistema Operacional

Nossa recomendação é o Windows 10, versão mais popular e mais conhecida quando se trata de sistemas operacionais. Mas, você ainda assim pode decidir por utilizar Linux ou MacOS, e não terá problemas, tendo em vista que o Shosp é um sistema que funciona diretamente no navegador. Importante ressaltar que, independente do sistema escolhido, procure sempre mantê-lo o mais atualizado possível. Fuja sempre de sistemas antigos (para sua segurança) como Windows Vista e Windows 7 por exemplo. 

Aproveitando que citamos navegador, deixamos aqui uma recomendação extra. O mais popular entre os navegadores é o Google Chrome, entretanto, esse é o navegador que mais consome recursos da sua máquina, principalmente a memória RAM. Nossa recomendação é que você sempre teste mais de um navegador no seu dia a dia. Testes realizados com os navegadores Edge (Microsoft) e Firefox (Mozilla) demonstraram ótima performance comparado a outros navegadores do mercado. 

        

2 . A Rede/Internet 

Sempre que o sistema apresentar alguma lentidão ou instabilidade, existem alguns testes padrões que podem ser feitos, para que você possa validar se trata-se de uma lentidão da sua rede, ou uma lentidão do serviço Shosp. 

2.1 Teste de velocidade

Existem diversos sites onde você pode realizar o seu teste de velocidade. Esse teste é importante para verificar se a sua conexão está dentro do mínimo possível para uma navegação satisfatória. A nossa recomendação para realizar o teste de velocidade é fazer diretamente pelo google. Para isso você deve acessar (www.google.com.br) e na barra de busca digitar “Teste de velocidade”, ao fazer isso, você terá uma opção assim como no print abaixo:

Ao clicar em “Executar teste de velocidade", será executado um teste para validar a velocidade e qualidade da sua conexão naquele momento. No fim, de acordo com o resultado, é exibido se a sua velocidade é rápida ou lenta, como no exemplo abaixo:



2.2 Testes em outros sites

Além de testar a velocidade da internet, é importante também testar como está a abertura de outros sites, como por exemplo (www.globo.com) e (www.youtube.com) que são sites muito conhecidos. Esse teste é importante, pois mesmo que a sua velocidade esteja boa, outros problemas podem existir na rede, como por exemplo proxy ou DNS mal configurados.
Se você não conhece esses termos mais técnicos, repasse a informação ao seu T.I de confiança.

 2.3 Limpeza de cache


Cache é uma memória temporária que fica armazenada dentro do próprio navegador. Ela serve primariamente para guardar algumas informações da página de modo a evitar que o servidor precise responder a uma requisição com a mesma resposta diversas vezes. 
Agora que entendemos o que é a cache, entenderemos o porquê e quando devemos limpar essa memória. 

A limpeza da cache pode ajudar na solução de problemas relacionados ao carregamento da página e também na formatação dos sites. Por essa razão, a limpeza da cache pode ajudar em momentos de lentidão.

Existem 2 formas de realizar essa limpeza e ambas são recomendadas. Veja a seguir:

1. Utilizar o comando (Ctrl + Shift + R) no seu teclado:
Após clicar nas teclas simultaneamente, o navegador atualizará a página,
Certifique-se de salvar os dados dos paciente, finalizar atendimento ou qualquer outra informação que poderá se perder ao realizar o comando sem que tenha sido salvo.

2. Acessar as configurações do seu navegador.

Nesse ponto, vai depender do navegador que você está utilizando, afinal, cada um possui uma maneira diferente de realizar essa limpeza. Para facilitar, nós deixaremos aqui o link para um artigo externo, onde você pode verificar como fazer a limpeza no navegador que você utiliza no seu dia a dia.
Link do artigo:  https://www.hostinger.com.br/tutoriais/como-limpar-o-cache-do-navegador

3. Máquinas conectadas na rede

Sua internet está "ok", sua máquina é boa, seu navegador está limpo, mas ainda há uma lentidão, é porque existe ainda uma variável que deve ser considerada, que é a quantidade de máquinas conectadas à rede que você utiliza. 

Uma internet de 50 megas, por exemplo, é uma boa internet, mas essa mesma internet dividida para 30 máquinas diferentes (notebooks, computadores e até mesmo smatphones), pode não funcionar como o esperado, tanto pelas configurações de rede (que devem ser feitas corretamente por um profissional) quanto pela divisão da velocidade em si. Por essa razão, caso a mesma rede seja utilizada por muitas máquinas, recomendamos que o serviço prestado seja de alta velocidade e que a rede seja configurada por um profissional de T.I voltado para redes. 

Por fim, vale ressaltar que por questões de segurança, não é recomendado que a mesma rede utilizada pela clínica (recepção, prestadores de saúde e gestão) não seja compartilhada com pacientes. Caso deseje fornecer uma rede livre para os seus pacientes, recomendamos que faça isso com a ajuda e suporte de um profissional de rede, como citado anteriormente. 

No mais, sabemos que existem  momentos de instabilidade e o quão sensíveis esses momentos podem ser. Nosso time de Produto está sempre trabalhando para evitar que casos de instabilidade ocorram e para deixar o seu Shosp o mais disponível possível. No entanto, sistemas de computador podem apresentar imprevistos que fogem aos nossos esforços e, caso ocorram, temos sempre como prioridade solucionar o problema e trazer novamente a estabilidade do serviço.
A equipe Shosp agradece a sua atenção nessa leitura. Seguimos firme com a nossa parceria! 

Nosso maior objetivo é te levar ao sucesso e proporcionar a melhor experiência para os seus pacientes. 

Caso surja alguma dúvida ou feedback referente ao artigo, entre em contato com nossos especialistas pelo chat dentro do sistema, ou envie um e-mail para [email protected] =)

    Ainda não consegue encontrar uma resposta?


      • Recent Articles

      • Como realizar o recebimento de pacotes pela carteira do paciente?

        É muito comum em algumas clínicas e consultórios a comercialização de pacotes de serviços. Por essa razão neste artigo temos como intuito lhe demonstrar como realizar o recebimento do valor pago pelo paciente e como utilizar esse valor nos ...
      • Como criar um grupo de Exames

        Descubra como otimizar seu tempo durante os atendimentos aos pacientes, criando Grupos de Exames com informações pré-definidas. Imagine que um médico prescreve frequentemente exames de rotina para seus pacientes. Com essa funcionalidade, é possível ...
      • Como acessar os Gráficos do Pré-Atendimento no Prontuário

        O Shosp oferece a capacidade de analisar e monitorar os dados dos pacientes por meio de gráficos, relacionados aos atendimentos realizados. Ao acessar o menu Prontuário -- Pré-Atendimento, o histórico do paciente é exibido, permitindo que o prestador ...
      • FAQ exclusivo para alunos MCP - parceria Shosp

        O Meu Consultório Particular tem te ajudado com métodos para otimizar ainda mais a qualidade da sua jornada de trabalho e de vida, trazendo excelentes resultados e auxiliando na tomada de decisão, com base em dados! O Shosp é a solução de software ...
      • Como utilizar Relatório de vendas BI

        Mais agilidade no controle de vendas da sua clínica, com uma nova ferramenta de inteligência de mercado (BI, Business Intelligence). Com o Relatório de vendas BI é possível ter uma visão clara de todos os seus dados de vendas para se manter ...
      • Related Articles

      • Como utilizar o Plano de Contas no Shosp?

        Sabemos que, em contabilidade, o plano de contas é uma relação de códigos e de classificações usada para registrar as atividades de uma empresa, que serve de base para estruturar relatórios como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Levando ...
      • Como habilitar o pagamento online no Shosp

        Com o ShospPay você terá a possibilidade de disponibilizar aos seus pacientes a modalidade de pagamento online através do cartão de crédito. Confira abaixo: 1. Resumo da utilização 2. Ativar as configurações do Pagamento Online Para realizar as ...
      • Como Anexar Arquivos ao Cadastro de Pacientes

        Você sabia que com o Shosp você pode adicionar arquivos ou documentos ao cadastro de pacientes? Essa ferramenta serve para armazenar arquivos e qualquer outro anexo que seja importante para o cadastro do paciente. É bem útil e fácil de utilizar. Para ...
      • Como verificar o Dashboard de Prontuário

        Conte com a ajuda do Shosp para acompanhar como esta o atendimento ao seu paciente, tendo acesso a dados para saber quais pontos podem ser aprimorados em sua Clínica. Você pode acessar o dashboard de prontuário através do seu prontuário ou através do ...
      • Como realizar o gerenciamento de sessões no Shosp

        O Shosp te ajudar a realizar o gerenciamento das sessões em guias, para facilitar seu faturamento e atender as regras do plano de saúde.   Quando você realizar o agendamento de um serviço de tipo sessão, o sistema pergunta se você deseja repetir esse ...
      • Popular Articles

      • Como confirmar chegada do paciente

        Saiba como confirmar a chegada de um paciente à recepção e entenda a importância dessa etapa para o atendimento ao paciente e também para o faturamento TISS. Obs.: Apenas pacientes cadastrados podem ser confirmados na agenda. Confirmando a chegada do ...
      • O que significam as categorias de Usuário?

        No Shosp, você pode cadastrar usuários com diferentes categorias: plenos, sênior, master. Essa vantagem permite ter um controle maior sobre o que cada usuário irá acessar o sistema, gerando uma maior segurança. Veja onde encontrar a Categoria do ...
      • Como funciona o Fator de Conversão

        O fator de conversão existe para facilitar a organização do estoque. Com ele é possível cadastrar uma unidade de medida diferente na entrada e na saída dos produtos. É possível criar um fator de conversão para definir o valor numérico ou proporção ...
      • Como utilizar a Pesquisa de Satisfação?

        Você pode deixar o Shosp configurado para fazer uma Pesquisa de satisfação automaticamente com seus pacientes. Assim, será possível saber qual o grau de satisfação do atendimento de sua clínica! No dia seguinte dos agendamentos, os pacientes ...
      • Como cadastrar prestadores

        Nesta artigo, você irá aprender como cadastrar prestador. Cadastrando prestador Para cadastrar um prestador é bem simples: 1 - Vá em cadastros > prestadores 2 -Adicionar prestador 3 -Informe o nome, especialidade e conselho profissional ​   Para ...

      Avaliações dos nossos clientes sobre nosso suporte


       Muito bom
      91.22%