O recurso de Fidelização de Pacientes tem como objetivo estreitar ainda mais o seu relacionamento com o paciente e fazer com que ele retorne, aumentando assim o seu faturamento e deixando a sua agenda sempre cheia! Afinal, fidelizar pacientes é tão importante quanto trazer pacientes novos.
Envie automaticamente mensagens de fidelização para seus pacientes.
1. Criar regras de fidelização
Para utilizar a ferramenta Fidelização de Pacientes, você deve antes criar regras. Isto é, definir quando e como deseja enviar os comunicados.
Ao criar uma regra, você seleciona se esta regra é para o E-mail ou SMS, depois você deve indicar para quais pacientes essa comunicação deverá ser enviada, você poderá selecionar um prestador especifico ou selecionar todos, para que os pacientes de todos os prestadores recebam.
Também é preciso especificar quanto tempo depois após a última consulta você deseja que ele receba a sua mensagem. 30 dias? 60 dias? 90 dias?
Obs: Você pode criar quantas regras desejar.
- Vá em relacionamento com paciente
- Acesse o item fidelização de paciente
- Clique no botão de Nova Regra
Veja passo a passo a seguir:
Passo 1: Preencha o tipo de mensagem, o prestador responsável e os dias desde a última visita
Passo 2: Para preencher esse passo é necess
ário ter o Plano Excellence, onde você pode adicionar regras para pacientes de um determinado plano de saúde, serviço, idade, sexo ou até mesmo para um grupo que você tenha criado em classificação de pacientes. Na classificação de pacientes você consegue identificar pacientes com as características que deseja, por exemplo pacientes hipertensos ou pacientes com atendimento VIP.
Veja aqui como criar uma classificação de paciente.
Passo 3: Aqui você escolhe se quer utilizar a mesma mensagem da SMS ou se deseja personalizar
2. Ativar o envio de mensagens
2.1 Ativar por SMS
Você pode ativar a opção de envio como SMS, e-mail ou ambos. Para ativar o disparo automático das mensagens de fidelização:
- Vá em relacionamento com paciente
- Acesse fidelização de pacientes
- Clique no botão de ativar em SMS
2.2 Ativar por E-mail
- Vá em relacionamento com paciente
- Acesse fidelização de pacientes
- Clique no botão de ativar em E-MAIL
3. Como mensurar o Custo x Benefício
Todas as mensagens enviadas são computadas pelo sistema e podem ser checadas através do Relatório que você pode gerar pelo Shosp. Eles irão mostrar quantos SMS e e-mails foram enviados e quantos pacientes, dentre os que receberam a comunicação, retornaram à sua clínica ou consultório.
Basta acessar:
- Relatórios
- Relacionamento com o paciente
- Fidelização do paciente
- Preencher os filtros e gerar
Assim, você pode avaliar o custo x benefício da nova ferramenta, levando em consideração o valor da consulta e o valor do SMS e E-mail.
Vale ressaltar que os resultados devem começar a aparecer dentro de um prazo de 3 meses, uma vez que o paciente que recebeu a comunicação pode, ainda assim, demorar algum tempo até retornar.