Como o Relatório de Agendamento pode melhorar a gestão da sua clínica

Como o Relatório de Agendamento pode melhorar a gestão da sua clínica

No Shosp existe a possibilidade de emitir diversos tipos de relatórios. Dentre os quais, o Relatório de Agendamento é um dos mais completos, pois pode obter diversas informações a partir das variáveis disponíveis neste recurso. Assim, você conseguirá gerar relatórios que te ajudarão a ter uma gestão mais eficiente da sua clínica/consultório!
 

Relatório de Agendamento

Para encontrá-lo:
  1. Vá ao menu Relatórios > Agenda
  2. Agendamento



Alguns campos devem ser sempre preenchidos, são eles:
  1. Período: data que deseja ser avaliada;
  2. Status: escolher se paciente foi agendado, confirmado/atendido, desmarcado, faltou;
  3. Coluna valor: se deseja contabilizar o valor dos serviços (o que foi registrado no sistema), o valor da venda (o que realmente entrou no caixa) ou não exibir a coluna valor;
  4. Dados adicionais: quais dados dos pacientes quer que apareça no relatório, que são convênio/especialidade, telefone do paciente/indicação ou nenhum.
Veja alguns exemplos do que se pode ser avaliado da sua clínica ou consultório a partir deste relatório de agendamentos.

Exemplo 1: Comparar qual Unidade gera mais lucro

Caso você tenha mais de uma unidade cadastrada, conseguirá verificar qual delas está dando mais lucro. Se você tiver apenas uma unidade, também poderá realizar essa ação no sistema. Para fazer esta análise, basta seguir o passo a passo abaixo.



É essencial que os campos de Status e Coluna Valor estejam marcados como, respectivamente, “Confirmado/atendido” e “Valor de venda”, conforme imagem acima. Desta maneira, você saberá o montante final de cada Unidade.

Exemplo 2: Analisar qual prestador gera uma arrecadação maior para sua clínica/consultório

Se preferir analisar o valor que os prestadores geram para sua clínica, basta selecionar no campo “Somar Valores” a opção de “Total por Prestador”. Veja na imagem a seguir:



Seguindo este exemplo, será emitido um relatório com todos os seus prestadores ativos no sistema, pois no campo de “prestadores” está marcado como “todos”. Caso deseje fazer uma comparação mais específica entre médicos, basta escrever o nome de cada um no campo mencionado.

Exemplo 3: Verificar quais pacientes tiveram sua 1ª consulta marcada

Também é possível saber quais pacientes foram marcados como “1ª consulta” nos serviços cadastrados no sistema. Basta deixar o campo de 1ª consulta ativo na hora de gerar o relatório, além de deixar o campo de Status “Confirmado/atendido” acionado, pois será considerado os pacientes efetivamente atendidos. Contudo, para que este relatório seja efetivo, é necessário que no momento do agendamento do paciente, seja marcado a opção de “primeira consulta” na tela de agendamento, como mostra a imagem abaixo:



Desta forma, poderá inferir quantos novos pacientes frequentaram a clínica pela 1ª vez e, com isso, fazer campanhas de marketing para melhorar a propaganda ou até mesmo usar nosso recurso de Fidelização de Pacientes, saiba mais aqui.

Veja como preencher os campos para emitir esse exemplo de relatório:



Certamente, há outras possibilidades a serem elaboradas, já que se pode cruzar diversos dados e criar relatórios que atendam à sua necessidade. Estes foram apenas alguns exemplos da utilidade deste tipo de relatório que o Shosp oferece para otimizar a gestão de sua clínica/consultório.

OBS: O relatório de agendamento sairá nos formatos de PDF ou CSV (excel).
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