Como usar o relatório de balancete

Como usar o relatório de balancete

balancete é muito importante para o seu controle financeiro. É um instrumento de controle interno e serve para analisar o estado financeiro de um negócio em determinado período, tanto de receitas e despesas, verificando o resultado do seu fluxo financeiro. Ou seja, é um retrato da movimentação dos lançamentos de tal período.

relatório de balancete é categorizado em receitas e despesas, obtendo o resultado (receitas - despesas) do período. É possível criar categorias de transação tanto de receitas e despesas para identificar o tipo do lançamento e separar detalhadamente os lançamentos no balancete.

Categorias de Transação

No Shosp, você pode criar categorias de transação, que servem para tipificar se o lançamento é uma receita ou despesa.

Para criar uma categoria de transação:

  • Acesse Configurações
  • Financeiro
  • Categoria de Transação
  • Nova categoria de transação




Vamos pensar no seguinte exemplo para criar categoria de transação: Você colocou R$ 500,00 em dinheiro no seu caixa, ou seja, fez um reforço de caixa. Para registrar isso, você precisar criar um categoria de transação chamada "reforço de caixa" do tipo receita. Feito isso, agora você deverá adicionar uma receita direta no seu caixa no valor referente. 


Para adicionar Receita Direta:

  • Acesse Financeiro
  • Movimento de Caixa
  • Escolha um caixa
  • Receita





Agora, vamos fazer um exemplo de despesa direta: Você precisou dar dinheiro para sua recepcionista comprar uma resma de papel A4 para a impressora da clinica. Para isso, você fará uma despesa direta para registrar esse lançamento no sistema. Então, será necessário criar uma categoria de transação do tipo despesa (papelaria) e depois lançar a despesa no caixa.

Para adicionar Despesa Direta:

  • Acesse Financeiro
  • Movimento de Caixa
  • Escolha um caixa
  • Despesa




Receitas

As receitas, no balancete, são todos os lançamentos ocorridos como:

  • Contas a receber
  • Vendas 
  • Receitas diretas

Despesas

As despesas, no balancete, são todos os lançamentos ocorridos como:

  • Contas a pagar
  • Despesas diretas
  • Lançamentos sem categoria

Balancete

Para gerar o relatório de balancete:

  • Acesse relatórios
  • Financeiro
  • Balancete





    Ainda não consegue encontrar uma resposta?


      • Recent Articles

      • Como realizar o recebimento de pacotes pela carteira do paciente?

        É muito comum em algumas clínicas e consultórios a comercialização de pacotes de serviços. Por essa razão neste artigo temos como intuito lhe demonstrar como realizar o recebimento do valor pago pelo paciente e como utilizar esse valor nos ...
      • Como criar um grupo de Exames

        Descubra como otimizar seu tempo durante os atendimentos aos pacientes, criando Grupos de Exames com informações pré-definidas. Imagine que um médico prescreve frequentemente exames de rotina para seus pacientes. Com essa funcionalidade, é possível ...
      • Como acessar os Gráficos do Pré-Atendimento no Prontuário

        O Shosp oferece a capacidade de analisar e monitorar os dados dos pacientes por meio de gráficos, relacionados aos atendimentos realizados. Ao acessar o menu Prontuário -- Pré-Atendimento, o histórico do paciente é exibido, permitindo que o prestador ...
      • FAQ exclusivo para alunos MCP - parceria Shosp

        O Meu Consultório Particular tem te ajudado com métodos para otimizar ainda mais a qualidade da sua jornada de trabalho e de vida, trazendo excelentes resultados e auxiliando na tomada de decisão, com base em dados! O Shosp é a solução de software ...
      • Como utilizar Relatório de vendas BI

        Mais agilidade no controle de vendas da sua clínica, com uma nova ferramenta de inteligência de mercado (BI, Business Intelligence). Com o Relatório de vendas BI é possível ter uma visão clara de todos os seus dados de vendas para se manter ...
      • Related Articles

      • Como retirar o Relatório de Movimento de Caixa

        Veja como retirar um relatório de Movimento de Caixa, com todas as informações de entrada e saída do seu Caixa, lembrando que no Caixa constam todas as transações feitas em dinheiro e cheque.  Como retirar o Relatório de Movimento de Caixa:  ...
      • Como o Relatório de Agendamento pode melhorar a gestão da sua clínica

        No Shosp existe a possibilidade de emitir diversos tipos de relatórios. Dentre os quais, o Relatório de Agendamento é um dos mais completos, pois pode obter diversas informações a partir das variáveis disponíveis neste recurso. Assim, você conseguirá ...
      • Como usar o Shosp pela primeira vez

        Cadastros Para iniciar a utilização do do Shosp, o primeiro passo, é você realizar o cadastro dos prestadores, usuários, serviços, pacientes, unidade e planos de saúde. É importante saber que o cadastro do prestador precisar ser vinculado ao de ...
      • Relatório de mensagens Whatsapp

        Fizemos uma melhoria no relatório de mensagens para contemplar o motivo da mensagem não ter sido enviada. Ficará na coluna OBS, basta clicar para visualizar o motivo. Para emitir o relatório das mensagens enviadas pelo WhatsApp, basta seguir o passo ...
      • Como utilizar Relatório de vendas BI

        Mais agilidade no controle de vendas da sua clínica, com uma nova ferramenta de inteligência de mercado (BI, Business Intelligence). Com o Relatório de vendas BI é possível ter uma visão clara de todos os seus dados de vendas para se manter ...
      • Popular Articles

      • Como confirmar chegada do paciente

        Saiba como confirmar a chegada de um paciente à recepção e entenda a importância dessa etapa para o atendimento ao paciente e também para o faturamento TISS. Obs.: Apenas pacientes cadastrados podem ser confirmados na agenda. Confirmando a chegada do ...
      • O que significam as categorias de Usuário?

        No Shosp, você pode cadastrar usuários com diferentes categorias: plenos, sênior, master. Essa vantagem permite ter um controle maior sobre o que cada usuário irá acessar o sistema, gerando uma maior segurança. Veja onde encontrar a Categoria do ...
      • Como funciona o Fator de Conversão

        O fator de conversão existe para facilitar a organização do estoque. Com ele é possível cadastrar uma unidade de medida diferente na entrada e na saída dos produtos. É possível criar um fator de conversão para definir o valor numérico ou proporção ...
      • Como utilizar a Pesquisa de Satisfação?

        Você pode deixar o Shosp configurado para fazer uma Pesquisa de satisfação automaticamente com seus pacientes. Assim, será possível saber qual o grau de satisfação do atendimento de sua clínica! No dia seguinte dos agendamentos, os pacientes ...
      • Como cadastrar prestadores

        Nesta artigo, você irá aprender como cadastrar prestador. Cadastrando prestador Para cadastrar um prestador é bem simples: 1 - Vá em cadastros > prestadores 2 -Adicionar prestador 3 -Informe o nome, especialidade e conselho profissional ​   Para ...

      Avaliações dos nossos clientes sobre nosso suporte


       Muito bom
      91.22%