O balancete é muito importante para o seu controle financeiro. É um instrumento de controle interno e serve para analisar o estado financeiro de um negócio em determinado período, tanto de receitas e despesas, verificando o resultado do seu fluxo financeiro. Ou seja, é um retrato da movimentação dos lançamentos de tal período.
O relatório de balancete é categorizado em receitas e despesas, obtendo o resultado (receitas - despesas) do período. É possível criar categorias de transação tanto de receitas e despesas para identificar o tipo do lançamento e separar detalhadamente os lançamentos no balancete.
No Shosp, você pode criar categorias de transação, que servem para tipificar se o lançamento é uma receita ou despesa.
Para criar uma categoria de transação:
Vamos pensar no seguinte exemplo para criar categoria de transação: Você colocou R$ 500,00 em dinheiro no seu caixa, ou seja, fez um reforço de caixa. Para registrar isso, você precisar criar um categoria de transação chamada "reforço de caixa" do tipo receita. Feito isso, agora você deverá adicionar uma receita direta no seu caixa no valor referente.
Para adicionar Receita Direta:
Agora, vamos fazer um exemplo de despesa direta: Você precisou dar dinheiro para sua recepcionista comprar uma resma de papel A4 para a impressora da clinica. Para isso, você fará uma despesa direta para registrar esse lançamento no sistema. Então, será necessário criar uma categoria de transação do tipo despesa (papelaria) e depois lançar a despesa no caixa.
Para adicionar Despesa Direta:
As receitas, no balancete, são todos os lançamentos ocorridos como:
As despesas, no balancete, são todos os lançamentos ocorridos como:
Para gerar o relatório de balancete: