O Shosp possui uma parceria com a certificadora Vidaas, para que você consiga assinar seus prontuários de forma digital, automática e gratuita. Com direito de uso por 1 ano e renovável por 5 anos.
Para garantir sua segurança, veracidade de seus documentos e para que você consiga armazenar todos os seus prontuários assinados automaticamente, sem precisar imprimi-los, para assinar e armazenar, agora você pode utilizar a Assinatura Digital no Shosp e ter uma clínica sem papel.
1. Adquirir sua Assinatura Digital Vidaas
Cada médico poderá adquirir o seu Certificado Digital em nuvem A3 da ICP-Brasil. Veja como fazer:
- Os Médicos recém inscritos no Conselho Regional de Medicina receberão gratuitamente no momento da inscrição, se houver disponibilidade no respectivo CRM.
- Já os médicos regularizados no CFM, esses deverão acessar o link acima e solicitar a assinatura gratuita.
É preciso que os dados biométricos estejam compatíveis, dentre outros requisitos. Caso contrário, você precisará realizar um agendamento para realizar a coleta novamente!
Os requisitos para gratuidade da assinatura são originados pela Valid e CFM, nosso sistema possui a integração após você ativar o certificado digital passando pelos requisitos e efetuando a adesão!
2. Confirmação de Assinatura Vidaas
O Certificado para médicos é solicitado através do portal CFM, o titular irá abrir um requerimento e a regional irá aprovar a solicitação e a validação será automática através do e-mail que será enviado pelo CFM.
Após o recebimento do e-mail, basta baixar o APP disponível para Android e IOS, criar uma senha de uso e estará pronto.
Não esqueça de adicionar o certificado usando o número do ticket (enviado no e-mail mencionado acima) e sua senha de uso para que você possa assinar digitalmente!
3. Ativar sua Assinatura Vidaas no Shosp
Antes de ativar a sua assinatura é preciso verificar se os dados estão corretamente preenchidos em seu cadastro de prestador. É fundamental ter o CPF e um telefone de contato preenchidos.
1. Basta ir em Cadastros
2. Clicar em Prestadores
3. Clicar em Visualizar (o seu cadastro)
Se os dados estiverem corretamente preenchidos, você já pode ativar sua Assinatura Digital. Basta seguir os seguintes passos:
1. Clique em seu nome, no canto superior direito
2. Vá em "Meu Perfil"
3. Vá até a aba "Assinatura Digital"
4. Clique em "Vidaas"
5. Acesse o aplicativo no seu dispositivo móvel, cliquem em "Autenticar " e escaneie o código QR.

Agora sua Assinatura Digital estará autenticada e você poderá assinar seus documentos automaticamente. É preciso revalidar sua ativação, inserindo um novo token, a cada 24h.
4. Utilizar a Assinatura Digital no Shosp
1. Inicie um atendimento no prontuário eletrônico do Shosp
2. Preencha com as informações do paciente
3. Clique em 'Finalizar Atendimento'
4. O sistema informará que o documento está sendo assinado digitalmente
5. Após alguns segundos, vai aparecer a informação de "Documento Assinado com Sucesso"
5. Assinar digitalmente prontuários antigos
Você também pode realizar a assinatura de um prontuário anterior, acessando o cadastro de paciente. Veja:
1. Vá em Cadastros
2. Clique em Pacientes
3. Busque o Paciente
4. Abra o Prontuário
5. Clique em Assinar Digitalmente
Clicando nessa opção, o prontuário será enviado para o processo de assinatura, o que pode levar até 1 minuto. Depois o documento ficará com a informação "Ver documento Assinado" também.
6. Visualizar os documentos com a Assinatura Digital
A identificação de um documento assinado digitalmente se dá através do QRCode anexado ao arquivo, que pode ser visualizado na última página do PDF. Este é um selo que contém algumas informações, tais como:
Data e hora da assinatura do documento
Validade da assinatura
Chave pública de criptografia
Também é possível verificar as informações da assinatura abrindo o PDF assinado através do Adobe Acrobat, clicando na Assinatura e depois Propriedades da assinatura.
Além disso, também é possível ver as informações do certificado que foi utilizado para a assinatura.
Informações importantes:
A Assinatura Digital do Shosp é disponibilizada através dos serviços de Certificados Digitais em nuvem A3 da ICP-Brasil, fornecido pela empresa Valid. São certificados totalmente eletrônicos, com validade de até 5 anos, com renovação anual.
Só é possível a integração com o certificado digital A3 da ICP-Brasil, fornecido pela empresa Valid, não sendo possível utilizar outros certificados para assinar pelo Shosp (Apenas Soluti e Vidaas).
O certificado é válido para assinar apenas no Shosp.
Atenção!
Os únicos itens fixos que podem ser assinados individualmente são:
- Atestado médico;
- Solicitação de exames;
- Receituário Shosp;
Os demais itens fixos e todos os outros itens personalizáveis de prontuários só podem ser assinados junto com todo o prontuário ao final do atendimento e enviado para o e-mail do paciente no ato da finalização, por meio da seleção de itens enviados por e-mail.
Nosso maior objetivo é te levar ao sucesso e proporcionar a melhor experiência para os seus pacientes. Caso surja alguma dúvida ou feedback referente ao artigo, entre em contato com nossos especialistas pelo chat dentro do sistema, ou envie um e-mail para [email protected].