O Shosp oferece uma forma da sua clínica fornecer benefícios aos pacientes por meio de uma assinatura. Você pode criar vários tipos de assinatura, para administrar esses benefícios de acordo com o plano de saúde por cada perfil de paciente.
Ao cadastrar uma nova assinatura, o Shosp cria uma conta a receber automaticamente, com período de cobrança personalizável, ou seja, mensal, anual e etc.
Para usufruir deste super recurso, é necessário possuir o plano Excellence e, claro, configurar no seu Shosp para começar a usar já! Mas, não se preocupe, que com isso, a gente te ajuda agora! Vamos lá? :)
1. Cadastrar novo Tipo de Assinatura
Primeiro, você deve cadastrar um novo "Tipo de Assinatura", que corresponde às características da assinatura, tais como: nome, valor e benefícios oferecidos.
Para cadastrar uma novo Tipo de Assinatura, é bem simples, basta:
- Ir em Configurações
- Clicar em Financeiro
- Clicar em Tipos de Assinatura
- Clicar em Novo Tipo de assinatura
- Preencher os principais campos, como nome e valor
- Clicar em Cadastrar
2. Definir e incluir os planos de saúde que serão aceitos pelo Tipo de Assinatura
Depois de já ter cadastrado o Tipo de Assinatura, a próxima etapa é definir quais planos de saúde serão incluídos naquela Assinatura. Desta forma, você define que aqueles planos só poderão ser aceitos na clínica, se o paciente tiver aquele tipo de assinatura.
Após o cadastro do nome, abrirá automaticamente a tela dessa configuração. Na aba "benefícios" você vai:
- Selecionar o(s) plano(s) desejado(s)
- Salvar
IMPORTANTE: O
vínculo de planos com um Tipo de Assinatura irá garantir que não sejam agendados atendimentos onde o paciente não tenha uma assinatura daquele tipo de assinatura, por isso, a inclusão destes planos são importante para que o sistema valide.
Para cadastrar os valores proporcionados para pacientes que tem uma assinatura, basta acessar a tabela de valores de serviço por plano. Saiba como configurar
aqui
.
3. Configurar as Regras de controle de Inadimplência
Ainda nessa mesma tela, você irá trocar para aba de "Regras" para definir, em caso de inadimplência,
quando
o sistema apenas
emitirá um novo aviso a cada vez que houver agendamento para aquele paciente
e
quando
o sistema irá
bloquear os agendamentos até que a situação dele volte a ser a de adimplente.
É super simples, você irá:
- Clicar em Regras
- Preencher numericamente a quantidade de dias desejados para cada Regra
- Clicar em Salvar
Utilizando as regras, você será alertado no momento do agendamento do paciente que tem uma assinatura.
Aviso referente a primeira regra, informando que o paciente esta inadimplente, mas você tem a opção de seguir com o agendamento
Aviso referente a segunda regra, informando a inadimplência e impedindo o agendamento,
4. Cadastrar pacientes em suas respectivas Assinaturas
Agora que já está tudo configurado, chegou o momento começar a assinar seus pacientes nos Tipos de Assinatura que contemplam os planos utilizados por eles.
- Vá em Financeiro
- Clique em Assinaturas
- Clique em Nova Assinatura
- Selecione o Paciente
- Escolha o Tipo de Assinatura
- Escolha o Período entre uma fatura e outra
- Cadastre a data de Expiração da Assinatura
- Cadastre o dia da primeira fatura
- Clique em Salvar
Veja a sequência no GIF abaixo:
DETALHE: Você também pode aplicar descontos e fazer observações sobre aquela matrícula nessa mesma aba. ;)
5. Gerenciar o pagamento de Assinaturas no Shosp
Depois que o cadastro da assinatura já foi realizado, o Shosp criará automaticamente uma conta a receber
avulsa de acordo com a recorrência cadastrada.
Veja como filtrar e aprenda a utilizar o recurso contas a pagar acessando esse tutorial
aqui.
Ainda em
Financeiro
:
- Clique em Contas a Receber
- Selecione no filtro origem"avulsa" e status "cadastrada"
- Selecione a data da conta que você deseja consultar
- Selecione a conta referente a assinatura que será exibida
-
Clique em "Receber"
IMPORTANTE: Depois que o cadastro da assinatura já foi realizado, o Shosp criará automaticamente uma conta a receber avulsa de acordo com a recorrência cadastrada.
5.1 Adiantar faturas do Plano de Assinatura
Caso você queira ou precise é possível adiantar as faturas dos pacientes, já que o Shosp cria automaticamente a Conta a Receber de apenas 10 dias antes da data de vencimento. Veja abaixo como adiantar as faturas:
Na tela do Contas a Receber você irá
- Localizar a Conta do Paciente em questão
- Visualizar a Conta a Receber
- Preencher a quantidade que deseja adiantar
- Clicar em adiantar mensalidade
6. Cancelar uma Assinatura
Considerando a hipótese de um paciente querer interromper sua assinatura por qualquer motivo que seja, você pode fazer isso de forma super simples. Veja!
Ainda em
Financeiro
>>
Assinaturas
:
- Clique em Visualizar ao lado do nome do paciente que deseja cancelar
- Clique em Cancelar
- Concorde com o Aviso.
ATENÇÃO AO AVISO: Sempre confira se o paciente a cancelar não possui nenhuma conta a receber em aberto (cadastrada), pois depois que a assinatura for cancelada, as contas também serão e o processo, neste caso, é irreversível.
Esperamos que sua clínica faça um bom uso e tire muito proveito dessa ferramenta. E não esqueça, seu feedback é fundamental para alcançarmos sua expectativa.
Conte com a gente! Juntos, vamos transformar o quadro de Saúde do nosso país!