Como utilizar o Tipo de Assinatura com pagamento recorrente no Shosp?

Como utilizar o Plano de Assinaturas no Shosp?

O Shosp oferece uma forma da sua clínica fornecer benefícios aos pacientes por meio de uma assinatura. Você pode criar vários tipos de assinatura, para administrar esses benefícios de acordo com o plano de saúde por cada perfil de paciente. 
Ao cadastrar uma nova assinatura, o Shosp cria uma conta a receber automaticamente, com período de cobrança personalizável, ou seja, mensal, anual e etc. 

Para usufruir deste super recurso, é necessário possuir o plano Excellence e, claro, configurar no seu Shosp para começar a usar já! Mas, não se preocupe, que com isso, a gente te ajuda agora! Vamos lá? :) 

1. Cadastrar novo Tipo de Assinatura

Primeiro, você deve cadastrar um novo "Tipo de Assinatura", que corresponde às características da assinatura, tais como: nome, valor e benefícios oferecidos.

      Para cadastrar uma novo Tipo de Assinatura, é bem simples, basta: 
  1. Ir em Configurações 
  2. Clicar em Financeiro 
  3. Clicar em Tipos de Assinatura 
  4. Clicar em Novo Tipo de assinatura 



  5. Preencher os principais campos, como nome e valor 
  6. Clicar em Cadastrar



2. Definir e incluir os planos de saúde que serão aceitos pelo Tipo de Assinatura 

Depois de já ter cadastrado o Tipo de Assinatura, a próxima etapa é definir quais planos de saúde serão incluídos naquela Assinatura. Desta forma, você define que aqueles planos só poderão ser aceitos na clínica, se o paciente tiver aquele tipo de assinatura. 

      Após o cadastro do nome, abrirá automaticamente a tela dessa configuração. Na aba "benefícios" você vai: 
  1. Selecionar o(s) plano(s) desejado(s) 
  2. Salvar

 IMPORTANTE: O vínculo de planos com um Tipo de Assinatura irá garantir que não sejam agendados atendimentos onde o paciente não tenha uma assinatura daquele tipo de assinatura, por isso, a inclusão destes planos são importante para que o sistema valide.
Para cadastrar os valores proporcionados para pacientes que tem uma assinatura, basta acessar a tabela de valores de serviço por plano. Saiba como configurar aqui

3. Configurar as Regras de controle de Inadimplência

Ainda nessa mesma tela, você irá trocar para aba de "Regras" para definir, em caso de inadimplência, quando o sistema apenas emitirá um novo aviso a cada vez que houver agendamento para aquele paciente e quando o sistema irá bloquear os agendamentos até que a situação dele volte a ser a de adimplente. 
É super simples, você irá: 
  1. Clicar em Regras
  2. Preencher numericamente a quantidade de dias desejados para cada Regra 
  3. Clicar em Salvar

Utilizando as regras, você será alertado no momento do agendamento do paciente que tem uma assinatura.
Aviso referente a primeira regra, informando que o paciente esta inadimplente, mas você tem a opção de seguir com o agendamento  


Aviso referente a segunda regra, informando a inadimplência e impedindo o agendamento, 


4. Cadastrar pacientes em suas respectivas Assinaturas

Agora que já está tudo configurado, chegou o momento começar a assinar seus pacientes nos Tipos de Assinatura que contemplam os planos utilizados por eles. 

  1. Vá em Financeiro 
  2. Clique em Assinaturas 
  3. Clique em Nova Assinatura 



  4. Selecione o Paciente 
  5. Escolha o Tipo de Assinatura 
  6. Escolha o Período entre uma fatura e outra 
  7. Cadastre a data de Expiração da Assinatura 
  8. Cadastre o dia da primeira fatura 
  9. Clique em Salvar 

    Veja a sequência no GIF abaixo:

DETALHE: Você também pode aplicar descontos e fazer observações sobre aquela matrícula nessa mesma aba. ;)  

5. Gerenciar o pagamento de Assinaturas no Shosp 

Depois que o cadastro da assinatura já foi realizado, o Shosp criará automaticamente uma conta a receber avulsa de acordo com a recorrência cadastrada.
Veja como filtrar e aprenda a utilizar o recurso contas a pagar acessando esse tutorial aqui.

      Ainda em Financeiro
  1. Clique em Contas a Receber
  2. Selecione no filtro origem"avulsa"  e status "cadastrada"
  3. Selecione a data da conta que você deseja consultar 
  4. Selecione a conta referente a assinatura que será exibida 
  5. Clique em "Receber" 



IMPORTANTE: Depois que o cadastro da assinatura já foi realizado, o Shosp criará automaticamente uma conta a receber avulsa de acordo com a recorrência cadastrada.

6. Cancelar uma Assinatura 

Considerando a hipótese de um paciente querer interromper sua assinatura por qualquer motivo que seja, você pode fazer isso de forma super simples. Veja! 

      Ainda em Financeiro>> Assinaturas
  1. Clique em Visualizar ao lado do nome do paciente que deseja cancelar
  2. Clique em Cancelar 
  3. Concorde com o Aviso. 


ATENÇÃO AO AVISO: Sempre confira se o paciente a cancelar não possui nenhuma conta a receber em aberto (cadastrada), pois depois que a assinatura for cancelada, as contas também serão e o processo, neste caso, é irreversível. 

Esperamos que sua clínica faça um bom uso e tire muito proveito dessa ferramenta. E não esqueça, seu feedback é fundamental para alcançarmos sua expectativa. 
Conte com a gente! Juntos, vamos transformar o quadro de Saúde do nosso país! 

    • Related Articles

    • Como utilizar o Plano de Contas no Shosp?

      Sabemos que, em contabilidade, o plano de contas é uma relação de códigos e de classificações usada para registrar as atividades de uma empresa, que serve de base para estruturar relatórios como a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE). Levando ...
    • Como utilizar o Pré-atendimento no Shosp

      Pensando sempre em acompanhar toda a jornada do paciente na Clinica, no Shosp temos o Pré-atendimento, vamos aprender como configurar e utilizar.  Como configurar os serviços que precisam de pré-atendimento:  Acesse o modulo de Cadastros:  Serviços  ...
    • Como utilizar o centro de custo

      Para um melhor acompanhamento dos custos da sua organização, será possível agrupar despesas e receitas dentro de um centro de custo. Centro de custos são unidades dentro de uma organização e geralmente são projetos ou departamentos dentro da ...
    • Como realizar o gerenciamento de sessões no Shosp

      O Shosp te ajudar a realizar o gerenciamento das sessões em guias, para facilitar seu faturamento e atender as regras do plano de saúde.   Quando você realizar o agendamento de um serviço de tipo sessão, o sistema pergunta se você deseja repetir esse ...
    • Como utilizar o Recebimento Progressivo

      Com o Shosp você pode controlar o recebimento progressivo de seus pacientes. Por exemplo, se você tem um paciente que fará um serviço de R$ 200,00, e que somente pagará na próxima consulta, ou seja, fazer um 'fiado'. É possível realizar o controle do ...