Como preencher os itens obrigatórios para emissão de nfe?

Como preencher os itens obrigatórios para emissão de nfe

O objetivo deste artigo é esclarecer o significado dos itens obrigatórios, de modo tornar o Cadastro de Empresa para emissão de Notas Fiscais pelo Shosp mais fácil.


Cadastrar NFe


Para cadastrar sua empresa para gerar Notas Fiscais:

1. Acesse Configurações
2. Financeiro
3. Nota Fiscal
4. Nova Empresa

Lembrando que basta cadastrar apenas uma vez esses dados para emissão de nota fiscal.

1) Dados Cadastrais

Bem, vamos lá. Logo na primeira tela do cadastro, temos dados básicos da empresa que podem ser preenchidos consultando o site do SINTEGRA, bem aqui, ou consultando o seu Cartão CNPJ.



1. CNPJ é o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. Em termos práticos, é como se fosse o CPF das empresas. Cada empresa tem um número único de cadastro para identificação, este número é o CNPJ.

2. Razão Social é o nome de registro da sua empresa. Também conhecido como Nome Comercial, Denominação Social ou Firma Empresarial é o nome dado à pessoa jurídica, que consta em documentos legais, contratos e escrituras.

3. Nome Fantasia é também conhecido como Nome de Fachada ou Marca Empresarial, é o nome popular de uma empresa, e pode ou não ser igual à sua razão social. Geralmente, é o nome que serve para a divulgação de determinada empresa, visando o maior aproveitamento da sua marca e da estratégia de marketing e vendas.

4. Inscrição Municipal é o número de identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. A inscrição municipal está no Alvará emitido pela Prefeitura Municipal, que deve estar em local visível a todos na sede da empresa.

- Excepcionalmente em Brasília - DF, não haverá Inscrição Municipal, pois lá não há prefeitura.
Inscrição Estadual é o registro do contribuinte no cadastro do ICMS mantido pela Receita Estadual. No caso de prestadores de serviços, às empresas estão desobrigadas a possuírem Inscrição Estadual, por isso não é necessário colocá-lo no Shosp. 

5. Regime de Tributação é um sistema que define a cobrança de impostos de cada empresa, que é determinado de acordo com a quantidade da arrecadação. Já o Regime Especial de Tributação é uma forma diferenciada de tributação aplicada à determinadas atividades ou a setores da economia com a finalidade de diminuir impostos, unificar tributos e eliminar a burocracia na emissão de Notas Fiscais.

- Excepcionalmente em Brasília - DF, haverá a necessidade de preencher o CF/DF no campo de Inscrição Estadual, que corresponde ao registro do contribuinte para prestadores de serviços
Simples Nacional é um dos regimes de tributação. É um regime compartilhado de arrecadação, cobrança e fiscalização de tributos aplicável às Microempresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), previsto na Lei Complementar nº 123, de 14 de dezembro de 2006.

Incentivador Cultural é a pessoa física ou jurídica, contribuinte do ISSQN, que dá apoio a projetos culturais apreciados na forma da Lei, por meio de doação ou patrocínio.

 2)  Serviços

Na Aba Serviços, temos campos obrigatórios que devem ser preenchidos, conforme imagem abaixo:



1. Código de Serviço Municipal é necessário para a emissão de Notas Fiscais de Serviço Eletrônicas. Esse número irá identificar o tipo de serviço prestado e especificá-lo na nota, tanto para cobrança dos encargos, como para discriminação dos serviços. Não deve ser confundido com o CNAE. Cada prefeitura tem um Código de Serviço Municipal, então você deve pesquisar a “Tabela de Código de Serviço Municipal” da sua prefeitura para o preenchimento correto.

Item Lista Serviço é uma lista anexa à Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, no qual contém códigos fixos que dependem do tipo de serviço que você presta. Não deve ser confundido com o Código de Serviço Municipal. Há algumas prefeituras que colocam o Código de Serviço Municipal igual ao Item Lista Serviço. Você pode consultar seu código Item Lista Serviço aqui ou na Lei Complementar supracitada.

2. Descrição Serviço Municipal é a descrição do serviço correspondente ao código Item Lista Serviço. Você pode consultá-lo tanto pela Lei Complementar nº 116, de 31b de julho de 2003 quanto neste link aqui.

3. Alíquota ISS é o percentual com que o Imposto Sobre Serviços (ISS) incidirá sobre o valor do serviço que será tributado. A Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003 estabelece limites de valores máximo e mínimo para as alíquotas de ISS.

4. Retenção na Fonte é um mecanismo usado pelo governo para antecipar uma parte dos valores dos impostos. Esse valor retido é aplicado sobre o valor bruto total do serviço prestado e deve ser lançado na Nota Fiscal. No caso do Shosp, fazemos menção a retenção do ISS, então você deve consultar com o seu contador se esse imposto é ou não retido na fonte. A retenção do ISS varia de acordo com legislação específica de cada município.

5. CNAE é a sigla para Classificação Nacional de Atividades Econômicas. Trata-se de um código utilizado para identificar quais são as atividades econômicas exercidas por uma empresa.

6. Ativo representa se o CNPJ consta como ativo no campo: Situação cadastral na Receita Federal.

7. Descrição do Serviço Prestado é o campo reservado para descrever os serviços que você executa.

3)  Autenticação 

Para emitir Notas Fiscais Eletrônicas é necessário um Certificado Digital. O certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como identidade digital, com validade jurídica, e permite a pessoa física ou jurídica realizar transações online seguras. Para emitir Nota Fiscal pelo Shosp é necessário anexar esse arquivo eletrônico ao Shosp e colocar a senha que você recebeu ao adquiri-lo. 


Há dois tipos de certificados digitais: o A1 e o A3. A diferença entre eles é a forma de armazenamento do seu arquivo eletrônico. O A1 fica armazenado no seu computador e o A3 fica armazenado em um cartão ou Token. Para a emissão de Nota Fiscais de pessoas jurídicas é necessário que possuam o certificado digital A1.

Lembrando que algumas prefeituras não utilizam certificado digital como autenticador. Pode ser autenticado com Usuário e Senha e outras apenas com Token.


Nosso maior objetivo é te levar ao sucesso e proporcionar a melhor experiência para os seus pacientes. 

Caso surja alguma dúvida ou feedback referente ao artigo, entre em contato com nossos especialistas pelo chat dentro do sistema, ou envie um e-mail para [email protected] =)


    Ainda não consegue encontrar uma resposta?


      • Recent Articles

      • Como realizar o recebimento de pacotes pela carteira do paciente?

        É muito comum em algumas clínicas e consultórios a comercialização de pacotes de serviços. Por essa razão neste artigo temos como intuito lhe demonstrar como realizar o recebimento do valor pago pelo paciente e como utilizar esse valor nos ...
      • Como criar um grupo de Exames

        Descubra como otimizar seu tempo durante os atendimentos aos pacientes, criando Grupos de Exames com informações pré-definidas. Imagine que um médico prescreve frequentemente exames de rotina para seus pacientes. Com essa funcionalidade, é possível ...
      • Como acessar os Gráficos do Pré-Atendimento no Prontuário

        O Shosp oferece a capacidade de analisar e monitorar os dados dos pacientes por meio de gráficos, relacionados aos atendimentos realizados. Ao acessar o menu Prontuário -- Pré-Atendimento, o histórico do paciente é exibido, permitindo que o prestador ...
      • FAQ exclusivo para alunos MCP - parceria Shosp

        O Meu Consultório Particular tem te ajudado com métodos para otimizar ainda mais a qualidade da sua jornada de trabalho e de vida, trazendo excelentes resultados e auxiliando na tomada de decisão, com base em dados! O Shosp é a solução de software ...
      • Como utilizar Relatório de vendas BI

        Mais agilidade no controle de vendas da sua clínica, com uma nova ferramenta de inteligência de mercado (BI, Business Intelligence). Com o Relatório de vendas BI é possível ter uma visão clara de todos os seus dados de vendas para se manter ...
      • Related Articles

      • Como Tornar os Campos Obrigatórios

        Dependo das particularidades de cada clínica ou consultório, a importância dos dados presentes nos cadastros pode variar. Pensando nisso, através do Shosp, você pode tornar obrigatórios alguns itens do paciente, seja no cadastro dele ou na guia TISS. ...
      • Como criar Itens de Prontuário

        No Shosp, você pode configurar sua ficha de atendimento da forma que quiser, não precisa mudar sua forma de trabalho. Pelo contrário, as fichar de prontuário irão facilitar a rotina de atendimento. Para acessar a configuração de itens de formulário ...
      • Como emitir uma NFe pelo Shosp?

        Emitir Nota Fiscal Eletrônica pelo Shosp é simples e rápido. Com apenas um clique você consegue gerar a NFe para entregar ao seu paciente. Emitindo NFe Antes de começar a emitir Nota Fiscal pelo Shosp é preciso que você cadastre sua empresa, saiba ...
      • Como preencher e gerar a Guia de Honorários

        Para serviços do tipo Cirurgia, o Shosp oferece a opção de gerar a guia de honorários médicos, conforme o padrão TISS. Esse é o formulário padrão a ser utilizado para a apresentação do faturamento de honorários profissionais prestados em serviços de ...
      • Como cadastrar os Tipos de Produto

        Para definir os diferentes produtos que você armazena no estoque de sua clínica, você pode classificá-los em tipos de produto. Os tipos servem para classificar os produtos em grupos quando cadastrá-los no sistema, conforme este artigo. Isto é, ...
      • Popular Articles

      • O que significam as categorias de Usuário?

        No Shosp, você pode cadastrar usuários com diferentes categorias: plenos, sênior, master. Essa vantagem permite ter um controle maior sobre o que cada usuário irá acessar o sistema, gerando uma maior segurança. Veja onde encontrar a Categoria do ...
      • Como confirmar chegada do paciente

        Saiba como confirmar a chegada de um paciente à recepção e entenda a importância dessa etapa para o atendimento ao paciente e também para o faturamento TISS. Obs.: Apenas pacientes cadastrados podem ser confirmados na agenda. Confirmando a chegada do ...
      • Como funciona o Fator de Conversão

        O fator de conversão existe para facilitar a organização do estoque. Com ele é possível cadastrar uma unidade de medida diferente na entrada e na saída dos produtos. É possível criar um fator de conversão para definir o valor numérico ou proporção ...
      • Como liberar telas de acesso a usuários

        No Shosp você pode controlar quais telas determinado usuário terá acesso, possibilitando uma maior segurança nos acessos do sistema. Neste artigo você irá aprender como liberar telas de acesso ao sistema para os seus usuários pleno de forma simples. ...
      • Como Agendar um Paciente

        Agendar pacientes pelo Shosp é muito fácil e prático. Com o agendamento pelo sistema, você poderá visualizar de forma bem clara os horários disponíveis, bem como o status de cada paciente (se agendado, confirmado ou atendido). Agendando pacientes ...

      Avaliações dos nossos clientes sobre nosso suporte


       Muito bom
      91.22%