Como realizar o recebimento de pacotes pela carteira do paciente?
É muito comum em algumas clínicas e consultórios a comercialização de pacotes de serviços. Por essa razão neste artigo temos como intuito lhe demonstrar como realizar o recebimento do valor pago pelo paciente e como utilizar esse valor nos agendamentos do paciente.
1. Configuração necessária
Como vamos trabalhar com a carteira do paciente, o passo Nº 1 é ativarmos essa funcionalidade. Para isso é necessário que você siga os seguintes passso:
Configurações >> Financeiro >> Formas de pagamento >> Ative a opção "Carteira do paciente". >> Clique em "Salvar":
Obs: Importante atualizar sua página com o F5 após salvar, para que seu sistema possa recarregar com a nova informação.
2 - Receber o valor do paciente
Quando o paciente adquire um pacote, ele está adquirindo créditos e irá utilizar esses créditos em seus agendamentos nas datas a serem marcadas, por isso utilizamos a certeira do paciente nesse cenários. A recomendação aqui é que acesse o módulo financeiro e realize uma venda avulsa, adicionando então os créditos para o paciente. Importante colocar no campo "Serviço" a opção "Carteira do paciente" e no campo "Forma de pagamento" inserir como o paciente adquiriu os créditos (Em dinheiro, pix, cartão de crédito, etc).
No .gif abaixo temos o exemplo de um lançamento de venda avulsa para adição de crédito a certeira do paciente:
Importante entender que o valor lançado como carteira do paciente no campo de serviço é o valor que o paciente passará a ter de saldo para os agendamentos. Em casos de desconto por ser uma aquisição de pacote, a recomendação é inserir o valor cheio, para que o paciente possa ter os créditos integrais para usar no agendamento, e utilizando o campo "Desconto" você aplica o devido desconto para que possa receber do paciente o valor que de fato foi pago.
Caso queira, você pode também deixar uma nota de registro na ficha do paciente utilizando o botão "Anotações" que fica dentro da fica de cadastro. No campo de texto você pode fazer um registro do valor que o paciente adquiriu, como por exemplo: "Paciente pagou o valor de R$100,00 para ser usado em 10 sessões a serem agendadas".
3 - Realizando o agendamento
Agora que o paciente tem os créditos, é chegado o momento de realizar os agendamentos, através dos quais o paciente terá a utilização dos créditos que adquiriu no pacote. O agendamento pode ser realizado de forma pontual, ou no formato de sessão, como explicamos em mais detalhes neste outro tutorial -> Como repetir um agendamento (shosp.com.br)
4 - Debitando o valor da carteira do paciente
Agora que o paciente tem o valor na sua carteira e já possui o agendamento, chegamos no momento final que é debitar o valor deste saldo que o paciente possui. Após o paciente ter sido confirmado, você deverá utilizar dentro do agendamento o botão "Receber" para abrir a tela de vendas onde irá debitar da carteira o valor respectivo aquela sessão, daquele agendamento. Agora no campo "Serviço" ficará a sessão do paciente, e no campo "Forma de pagamento" será de fato utilizada a opção "Carteira do paciente".
Temos aqui abaixo um exemplo onde o paciente é confirmado, em seguida na tela de vendas debitamos o valor da sessão de sua carteira:
Assim como no momento em que o paciente realiza a compra do pacote, também fica aqui a recomendação de colocar uma anotação na ficha de cadastro do paciente cada vez que um valor for debitado da carteira, para finalidade de um controle mais apurado. Mas lembrando que não é um passo obrigatório.
Seguindo esses passos você será capaz de realizar a venda para o paciente inserindo no sistema o valor que ele terá de créditos, poderá agendar o seu paciente e saberá como debitar o valor do saldo em cada agendamento, finalizando assim o fluxo completo de pacote.
Em caso de dúvida ou necessidade de ajuda nos procure em nosso chat de suporte!
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