LGPD - Termo de consentimento de armazenamento e uso de dados assinado pelo seu paciente

LGPD - Termo de consentimento de armazenamento e uso de dados assinado pelo seu paciente

      Como sabemos, a Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor para garantir a segurança e o manejo legal dos dados na era digital. O Shosp, enquanto seu software médico, segue à risca as normas da PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), garantindo que apenas usuários prestadores possam acessar dados de prontuário, de acordo com às privacidades disponíveis em nossas configurações, viabilizando e incentivando o uso do Certificado Digital e, é claro, protegendo esses dados com criptografia de ponta à ponta.
      Toda essa parte que prevê a responsabilidade do Shosp sobre a segurança e privacidade dos dados armazenados em seu sistema, pode ser encontrada em nossos Termos de Uso, que são obrigatoriamente aceitos por você, nosso cliente, ao assinar o Shosp.  

      Hoje vamos aproveitar este espaço em nossa Central de Ajuda para fornecer algumas dicas de como você pode cumprir com sua parte na LGPD e se reservar do consentimento de seus pacientes sobre o armazenamento e utilização de seus dados cadastrais e gerais. Vamos lá? 

1. Utilizar Formulários onlines 

Uma solução bem simples é aproveitar formulários onlines e gratuitos que estão disponíveis na internet. Existe uma variedade que pode ser encontrada com uma breve pesquisa, mas nós recomendamos o Forms, que é um formulário do próprio Google e aparece no ambiente de aplicativos da sua conta Gmail. Segue abaixo um vídeo didático sobre o uso do Forms e suas possibilidades: 


      Passo a passo transcrito. Na sua conta do Gmail, você irá: 
  1. Criar o formulário 


  2. Enviar para o(s) paciente(s)


  3. Coletar o(s) retorno(s): 

  4. Anexa-lo(s) no(s) cadastro(s) do(s) paciente(s) no Shosp: 


2. Utilizar Outras Alternativas

Se houver algum impeditivo por parte da clínica ou da paciente para utilização de um formulário, existem outras práticas que também são válidas para resguardar a clínica ou consultório, tais como: 
  1. Por e-mail: Enviar um e-mail com o conteúdo do termo de consentimento, pedindo que o paciente responda "Sim, concordo" ou "Não concordo" e fazer o download ou registrar um print (foto de captura de tela).

  2. Pelo telefone: enviar uma mensagem de texto (SMS) ou via Whatsapp com o conteúdo do termo de consentimento, pedindo que o paciente responda "Sim, concordo" ou "Não concordo" e fazer o download ou registrar um print (foto de captura de tela).
Lembrando que a prática de imprimir em uma folha de papel e pedir para o paciente assinar continua sendo válida e segura. Se for o caso,  depois basta scnaear ou tirar uma foto do termo assinado e fazer o upload para os anexos da ficha do paciente. 
Outras dúvidas sobre a LGDP? Temos uma Websérie produzida para falarmos com especialistas no assunto. Assista clicando aqui.
Qualquer outra eventual questão, não hesite em fazer contato com o nosso suporte. Estaremos sempre aqui para ajudar! :) 

    • Related Articles

    • Como agendar paciente pelo aplicativo

      Com o aplicativo do Shosp você poderá acessar a agenda em qualquer lugar e, assim, verificar os horário marcados na agenda para programar o seu dia e agendar novas consultas. Neste artigo você irá aprender a agendar paciente pelo aplicativo.   ...
    • Cadastrar seu cartão de crédito e gerenciar a cobrança automática no cartão pelo Shosp

      O pagamento via cartão de crédito garante que você pague sua fatura sempre em dia e consequentemente isso garante sempre a disponibilidade dos nossos serviços.  Você pode efetuar o gerenciamento da cobrança automática autorizando o sistema a cobrar ...
    • Como utilizar Dados de Receituários Anteriores

      Saiba como utilizar os dados dos Receituários anteriores de seus pacientes, agilizando seu atendimento e diminuindo o tempo de cada consulta. Receituário Memed Este recurso está disponível no receituário da Memed. Caso já tenha prescrito um ...
    • Como integrar Painel de Chamados e Totem

      Com o Painel de Chamados e o Totem ativados em seu sistema, sua recepção ficará totalmente automatizada. Depois de ver como ativar e utilizar o Totem, como você viu aqui, você pode chamar o paciente que chegou na recepção pelo Painel de Chamados. ...
    • Como fazer backup dos meus dados no sistema

      Você pode fazer seu backup de maneira prática e rápida. Com apenas alguns cliques você consegue exportar suas informações do Shosp. ​Todos os seus dados podem ser exportados nos formatos: PDF ou CSV. Confira neste artigo como e quais dados você ...