LGPD - Termo de consentimento de armazenamento e uso de dados assinado pelo seu paciente

LGPD - Termo de consentimento de armazenamento e uso de dados assinado pelo seu paciente

      Como sabemos, a Lei Geral de Proteção de Dados está em vigor para garantir a segurança e o manejo legal dos dados na era digital. O Shosp, enquanto seu software médico, segue à risca as normas da PEP (Prontuário Eletrônico do Paciente), garantindo que apenas usuários prestadores possam acessar dados de prontuário, de acordo com às privacidades disponíveis em nossas configurações, viabilizando e incentivando o uso do Certificado Digital e, é claro, protegendo esses dados com criptografia de ponta à ponta.
      Toda essa parte que prevê a responsabilidade do Shosp sobre a segurança e privacidade dos dados armazenados em seu sistema, pode ser encontrada em nossos Termos de Uso, que são obrigatoriamente aceitos por você, nosso cliente, ao assinar o Shosp.  

      Hoje vamos aproveitar este espaço em nossa Central de Ajuda para fornecer algumas dicas de como você pode cumprir com sua parte na LGPD e se reservar do consentimento de seus pacientes sobre o armazenamento e utilização de seus dados cadastrais e gerais. Vamos lá? 

1. Utilizar Formulários onlines 

Uma solução bem simples é aproveitar formulários onlines e gratuitos que estão disponíveis na internet. Existe uma variedade que pode ser encontrada com uma breve pesquisa, mas nós recomendamos o Forms, que é um formulário do próprio Google e aparece no ambiente de aplicativos da sua conta Gmail. Segue abaixo um vídeo didático sobre o uso do Forms e suas possibilidades: 


      Passo a passo transcrito. Na sua conta do Gmail, você irá: 
  1. Criar o formulário 


  2. Enviar para o(s) paciente(s)


  3. Coletar o(s) retorno(s): 

  4. Anexa-lo(s) no(s) cadastro(s) do(s) paciente(s) no Shosp: 


2. Utilizar Outras Alternativas

Se houver algum impeditivo por parte da clínica ou da paciente para utilização de um formulário, existem outras práticas que também são válidas para resguardar a clínica ou consultório, tais como: 
  1. Por e-mail: Enviar um e-mail com o conteúdo do termo de consentimento, pedindo que o paciente responda "Sim, concordo" ou "Não concordo" e fazer o download ou registrar um print (foto de captura de tela).

  2. Pelo telefone: enviar uma mensagem de texto (SMS) ou via Whatsapp com o conteúdo do termo de consentimento, pedindo que o paciente responda "Sim, concordo" ou "Não concordo" e fazer o download ou registrar um print (foto de captura de tela).
Lembrando que a prática de imprimir em uma folha de papel e pedir para o paciente assinar continua sendo válida e segura. Se for o caso,  depois basta scnaear ou tirar uma foto do termo assinado e fazer o upload para os anexos da ficha do paciente. 
Outras dúvidas sobre a LGDP? Temos uma Websérie produzida para falarmos com especialistas no assunto. Assista clicando aqui.
Qualquer outra eventual questão, não hesite em fazer contato com o nosso suporte. Estaremos sempre aqui para ajudar! :) 

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